É, direto ao ponto.
É óbvio que é um assunto meio delicado (desculpe o trocadilho não-intencional), e gerou polêmica, não só no MEC, mas também entre pais, professores e alunos.
A principal questão é: afinal, é mesmo necessário fazer esse kit, enquanto a educação do país anda péssima?
Graças a Deus, a Dilma tem uma mínima ponta de bom senso: “O governo defende a educação e também a luta contra práticas homofóbicas. No entanto, não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais”, afirmou, após cerimônia de assinatura de termos de compromisso para a construção de 138 creches.
O principal argumento de quem está a favor do kit é que ele ajuda a mostrar que preconceito e discriminação é ruim, e que "não há nada de errado em ser gay". Não estou aqui para julgar, claro, mas esse material, para mim, parece mesmo uma propaganda de opções sexuais. Sinceramente, eu compreendo que é errado usar de violência pra quem é diferente de você, mas não faz nenhum sentido passar vídeos desse tipo em escolas, principalmente nas de ensino fundamental, onde as crianças ainda não têm muita noção do assunto e não têm consciência das conseqüências que aquilo pode acarretar para elas.
Num dos vídeos, aparecia uma insinuação de sexo, em que um garotinho oferece uma camisinha para outro; um outro vídeo continha um beijo lésbico. Agora, pensa comigo: para eles, mostrar isso é ensinar crianças a não serem preconceituosas; mas aposto que se mostrassem a mesma coisa, só que com pessoas de sexo oposto, seria considerado completamente inadequado, não é? Mas se alguém fala que esse tipo de material é inadequado para se passar em escolas, logo é tachado de homofóbico.
É claro que a escola deve ensinar que se deve respeitar as diferenças, mas penso eu que, quanto a isso, a responsabilidade maior é dos pais.
O que eu acho pior é que o orçamento para o kit é de 1,5 milhão de reais. Ah, se eles investissem isso na educação básica, em infraestrutura...
E o incrível é que a discussão sempre acaba em religião... Sou evangélica e não gosto de discutir religião.
Deus ama o pecador, mas não ama o pecado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário