Estranho pensar que após anos e anos sob o governo das mesmas pessoas, alguns países estejam pedindo, implorando por mudanças. Se você é uma pessoa bem informada, com certeza sabe que estou falando do Egito, da Tunísia, da Líbia, enfim, países muçulmanos que permaneceram por tanto tempo nas mãos de ditadores. Mas por quê? O que teria mudado o jeito de pensar deles de uma forma tão brusca?
Tenho a sensação de que todos esses lugares que estão passando por mudanças profundas estavam adormecidos numa ilusão de um regime que "dava certo", mas era ditatorial e um tanto quanto teocrático, e um dia, de repente acordaram. Como se de uma forma incrivelmente repentina todos eles adquirissem um ponto de vista completamente novo.
Só não entendo por que não perceberam isso antes...
Acho que existe uma certa expectativa dos países ocidentais que após esse período, tudo por lá ocorra incrivelmente bem e que a democracia se desenvolva de forma perfeita. Penso eu que essa esperança pode ser facilmente frustrada, embora seja um pouco cedo pra saber exatamente o que vai acontecer agora... mas acho que todo mundo sabe que antes de andar, tem que engatinhar, cair e até chorar... É bom que esses países estejam tentando aprender a andar democraticamente.
Que eles aproveitem o fim do peso desses governos que duraram décadas.
Agora é só esperar uma postura "nem Alá, nem EUA" de seus novos governantes.
